Em: 30 de março de 2017 as 16:06

Vigilância Sanitária municipal promove oficina sobre Segurança do Paciente em Serviços de Saúde

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretária Municipal de Saúde e a Coordenação de Vigilância Sanitária, realizou nesta quinta-feira, 30 de março, no Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira, uma oficina sobre Segurança do Paciente em Serviço de Saúde, tema esse que trata sobre a limpeza e desinfecção de superfícies para as Unidades de Saúde instaladas no município de Ipanguaçu.

O Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde compreende a limpeza, desinfecção e conservação das superfícies fixas e equipamentos permanentes das diferentes áreas. Tem a finalidade de preparar o ambiente para suas atividades, mantendo a ordem e conservando equipamentos e instalações, evitando principalmente a disseminação de microrganismos responsáveis pelas infecções relacionadas à assistência à saúde.

Com o intuito de contribuir para prevenir a deterioração de superfícies, objetos e materiais, promovendo conforto e segurança aos pacientes, acompanhantes e aos funcionários, por intermédio de um meio limpo. Deverá também sempre considerar a importância de manter as superfícies limpas (diminuindo o número de microrganismos dessas) com otimização de custos.

Atualmente, o interesse por parte dos profissionais de saúde nas áreas de apoio, incluindo o Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde, deve-se à atual percepção da existência do ambiente e de sua importância na prevenção de infecções relacionadas.

A segurança no setor é essencial para garantir a qualidade do cuidado aos pacientes, acompanhantes, visitantes e  aos profissionais de saúde, em particular, nos cuidados com os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente). A partir de ações como esta, a saúde do município de Ipanguaçu avança e vem se tornando referência na região.

Fonte/Fotos: Vigilância Sanitária / Assecom PMI