Em: 29 de julho de 2017 as 20:40

Secretaria de Educação promove Curso de Libras para professores de salas multifuncionais

A prefeitura de Ipanguaçu, por meio da Secretaria de Educação do município está promovendo um Curso de Formação em Língua Brasileira de Sinais – Libras, para cerca de 20 professores das salas multifuncionais da rede municipal de ensino. A segunda aula foi ministrada nesta sexta-feira (29), no Centro de Cultura José Coriolano Ribeiro. As aulas acontecem semanalmente, dentro do período estabelecido de 03 (três) meses, com carga horária de 40h, disponibilizando certificação após a conclusão.

Dentro da proposta da Secretaria de oferecer formação continuada, a opção desta iniciativa é proporcionar o acesso dos profissionais à segunda língua do Brasil. A Libras foi instituída no país pela Lei 10.436/2002 e de segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5,7% da população é surda.

De acordo com a Secretária de Educação, Jeane Dantas além da capacitação dos professores, o curso é um reconhecimento do direito da criança à educação inclusiva. “A formação tem o objetivo de proporcionar a aprendizagem da língua brasileira de sinais por parte dos educadores, bem como oferecer uma melhor forma de comunicação entre alunos com surdez e seus professores.”, destaca. A secretária ressalta, ainda, que o curso é para os professores mas, a profissional poderá auxiliar outras secretarias quando necessário.

Fotos: Aluísio