Em: 18 de abril de 2018 as 20:14

Secretaria de Assistência Social promove inicio da Oficina de Patch Aplique em Ipanguaçu

Na última quarta-feira, 18/04, o CRAS e a SEMTHAS realizaram no Centro de Cultura José Coriolano, a abertura da Oficina de PATCH APLIQUE com famílias referenciadas pelo CRAS e beneficiárias do Programa Bolsa Família. A oficina tem como objetivo potencializar a capacidade produtiva das famílias, visando a autonomia, emancipação e superação da situação de vulnerabilidade social.

O artesanato tem ganhado cada vez mais adeptos e se tornou durante os últimos anos uma fonte geradora de renda no município, valorizando a cultura local através do trabalho de seus artesãos. A proposta além de ensinar várias práticas e permitir que as famílias produzam um material personalizado de qualidade, não necessita do uso da maquina de costura e explora inteiramente o tecido, destacando a simplicidade da ação e o bom resultado final desta técnica de Patch Aplique.

Além das oficinas profissionalizantes, o CRAS oferece à comunidade atividades culturais, socioeducativas e lazer nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos, crianças e adolescentes. O programa social estimula os usuários na interação social, objetivando a troca de vivências individuais e desenvolvendo a capacidade criativa para integrá-los em tarefas que promovam sua profissionalização e vontade de aprender.

Nesta perspectiva, o chefe do executivo municipal acompanha o projeto e ressalta a importância da oficina e seu contexto no reconhecimento das práticas culturais. “Faço questão de apoiar iniciativas como essa, disponibilizar o material manual necessário e ver pessoas da minha própria terra tendo sua renda fruto de sua arte”, explicou Valderedo.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Fotos: Secretaria Municipal de Assistência Social