Em: 3 de abril de 2018 as 12:43

Secretaria de Agricultura discute construção de barragens subterrâneas em Ipanguaçu

A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a SEMARH, participou em Natal nesta terça-feira, 03, de uma capacitação voltada para implantação de barragens subterrâneas que atenda agricultores do município. A reunião discutiu a criação de 15 barragens subterrâneas em áreas rurais da cidade e os tramites legais para a execução dos serviços.

Mesmo com a falta de chuvas, a gestão municipal tem atuado para desenvolver tecnologias que adapte o produtor rural ao período de estiagem prolongado. Além da capacitação, a secretaria estadual de recursos hídricos e a Prefeitura de Ipanguaçu realizará um processo de identificação sobre os locais adequados para construção desta tecnologia que armazena água no subsolo e os materiais que serão utilizados durante os trabalhos.

As barragens subterrâneas são essenciais para as atividades do homem do campo e se constitui como uma alternativa à captação de água, que amplia a produtividade agrícola e possibilita que o agricultor local aproveite o armazenamento para uso doméstico, plantio ou irrigação, sem depender da constância de chuvas.

O Prefeito Valderedo acredita na iniciativa e destaca a importância da ação. “Estarei oferecendo todo o suporte necessário para este projeto que é inovador em nossa cidade e vai beneficiar diretamente as famílias de nossos produtores rurais”, afirmou.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Foto: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente