Em: 24 de abril de 2018 as 09:16

Prefeitura de Ipanguaçu inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe

A Prefeitura de Ipanguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, deu inicio nesta terça-feira, 24, a vacinação contra a Influenza. A campanha nacional de imunização segue até o dia 1º de Junho e visa atender 90% do público-alvo no município. Neste ano, a vacina é trivalente, tem a possibilidade de proteger a população participante contra os três subtipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B.

Na cidade, a Secretaria de Saúde disponibilizou a imunização no Centro de Saúde Tibúrcio da Silveira e nas unidades básicas de atendimento (UBS).  No dia 12 de maio, ocorre o dia “D” de vacinação, mobilização nacional onde todos os 65 mil postos do país estarão abertos no horário das 8h até às 17h e atenderá todos os grupos de risco. Em todo o estado potiguar, a meta é vacinar 879.340 pessoas.

O grupo prioritário para receber as doses são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da gripe.

Em 2017, o município de Ipanguaçu atingiu a meta de 91,54% da cobertura vacinal, se tornando o primeiro lugar entre todas as cidades da região do Vale do Açu. O sucesso dos altos resultados foram frutos de planejamento e mobilização das equipes de saúde em transformar a campanha de vacinação em um evento convidativo à população, alertando sobre os riscos da influenza e oferecendo assistência médica e tratamento precoce aos que foram identificados com os sintomas do vírus. A expectativa de todos os servidores é de repetir os bons números, intensificando os trabalhos e aproximando as pessoas das ações de prevenção.

Fonte/Fotos: Núcleo de Comunicação