Em: 5 de novembro de 2017 as 13:35

Prefeitura de Ipanguaçu garante inclusão com novo sistema de tradução em Libras no site

O site da Prefeitura de Ipanguaçu ganhou um importante item à alguns meses. Trata-se do ícone do WebLibras, uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais– Libras.

Com essa ferramenta, pessoas surdas podem ter acesso a conteúdos digitais em sua língua natural de comunicação, reduzindo as barreiras de comunicação e acesso à informação. O programa consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Libras.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a inclusão do WebLibras no site oficial mostra a preocupação da gestão municipal em atingir todos os públicos. “A administração do Prefeito Valderedo adotou a transparência nas ações realizadas, com a implantação deste recurso busca ampliar a transmissão de todo tipo de informação sobre o serviço público a todos os munícipes. A inclusão do WebLibras em nosso site torna o mesmo acessível para pessoas surdas que antes enfrentavam algum tipo de problema ao acessá-lo”, explicou.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, existem mais de 10 milhões de deficientes auditivos, grande parte desta população utiliza Libras como sua língua principal e muitas vezes possuem apenas um conhecimento básico da língua portuguesa. Por isso a importância de se estabelecer um canal de comunicação com esta grande parcela da população através de ferramentas de acessibilidade.

A Libras – Língua Brasileira de Sinais – é independente e distinta do português, ela é a segunda língua oficial do Brasil, instituída pela Lei 10.436/2002 e regulamentada pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005, os quais obrigam a sua aplicação como veículo de comunicação e acessibilidade aos surdos do país.

Para realizar o download do programa, basta acessar o site da Prefeitura de Ipanguaçu, clicar no ícone WebLibras, localizado na lateral direita da página, e seguir as instruções na página.

Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação