Em: 11 de maio de 2017 as 13:07

Maio Amarelo: Prefeitura promove ação de conscientização no trânsito de Ipanguaçu

Ipanguaçu também participa do Maio Amarelo, movimento mundial que marca a mobilização para a diminuição dos índices de mortes e acidentes de trânsito. A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, em parceria com o Núcleo de Operações Rodoviária Estadual (NORE), representado pelo Tenente Ferreira, realizou nesta quinta-feira (11) no Centro da cidade, uma mobilização de conscientização no trânsito.

A mobilização teve início às 08:00 horas, com a participação de alunos dos anos inciais de escolas municipais e agentes de saúde do município, promovendo conscientização sobre segurança e prevenção de acidentes no trânsito da cidade. Portando placas e panfletos, os orientadores contribuíram para um trânsito melhor.

“Ações como essa de conscientização fazem o diferencial, pois sabemos do crescimento do número de acidentes fatais no trânsito das nossas rodovias, em parte, em decorrência da imprudência ao volante. Entendemos que a nossa ação deve ser incisiva no âmbito da educação, com medidas que possam culminar com a formação de cidadãos mais conscientes, enquanto pedestres e/ou condutores de veículos”, ressalta o Tenente Luís Jorge Ferreira da Silva.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Saúde, Sâmia Maciel destacou a importância da ação, que visa levar conscientização a sociedade sobre os benefícios de um trânsito com responsabilidade.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observtório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 25 países nos cinco continentes.

Fonte/Fotos: Assecom PMI