Em: 5 de abril de 2017 as 23:39

Firmada parceria entre o campus do IFRN e a Prefeitura de Ipanguaçu

Buscando alinhar os projetos a serem realizados no campus com as diretrizes do governo municipal bem com firmar parcerias e viabilizar iniciativas, foi realizado um encontro entre representantes da Prefeitura de Ipanguaçu, da Câmara Municipal e servidores do IFRN, nesta terça feira, dia 04. A reunião aconteceu pela manhã, na Sala de Reuniões do próprio Instituto e contou com a participação de todos os Diretores do campus.  O Prefeito da cidade de Ipanguaçu, Valderedo do Nascimento, e sua equipe de secretários assistiram a apresentações realizadas pelos professores do campus e coordenadores de Pesquisa e Extensão, sobre alguns dos projetos que já estão sendo realizados no Instituto, e propostas que estão em processo de aprovação.

O encontro promoveu a exposição das demandas da cidade e dos projetos e ideias que surgiram nos últimos anos no campus, como projetos de Pesquisa e Extensão, afim de diluir os possíveis entraves e viabilizar a execução dos mesmos.  É uma ideia da parceria também promover a inserção dos nossos alunos como estagiários e profissionais afim de atuarem em áreas estratégicas da esfera municipal, de acordo com a demanda exigida. Uma ideia é fomentar projetos onde os servidores do campus serão supervisores e o desenvolvimento das atividades diárias serão executadas pelos alunos do campus (residentes em Ipanguaçu) que se tornarão estagiários da prefeitura.

Os professores Zilfran Fontenele e Robson Campanerut, em suas falas alertaram para a viabilização do acesso a informação e conhecimento que tem sido produzido no Instituto Federal. “Muito do que a prefeitura precisa nós temos produzido”, como afirmou o professor Robson. Segundo eles esse tipo de encontro de forma periódica impulsionará ainda mais essa produção de conhecimento, e favorecerá ao município de Ipanguaçu como um todo. “Todos saem ganhando. Quem se beneficia com o desenvolvimento da cidade somos nós mesmos”, como citou o professor Marcus Luiz.

No dia 30 de janeiro, o Diretor Geral do campus Ipanguaçu, Professor Francisco de Assis Aderaldo Barbosa, e o professor Andrey Sabóia, em reunião com o vereador Joildo Lobato do município de Ipanguaçu, deram um primeiro passo para que essa parceria se firmasse. Como encaminhamento dessa reunião, o Vereador, junto com as Secretarias competentes elaboram documentos, elencando as demandas e áreas estratégicas em que o IFRN poderia contribuir com o desenvolvimento do município, os quais também estão disponíveis nos links abaixo:

Secretaria Municipal de Agricultura

Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer

Secretaria Municipal da Cultura e Turismo

Foi agendada uma nova reunião para o dia 02 de Maio, quando será formalizado o convênio entre o Campus e a Prefeitura e definidos os projetos de ensino, pesquisa e extensão contemplados pela parceria.

Fonte: Portal IFRN https://goo.gl/3A70Xk

Fotos: Aluízio de França